A vida pede mais amor.

|| Atividades Avulsas || Oficina de música
Atividades Avulsas

Oficina de música

Oficina de música

A oficina de música é uma das atividades com maior aderência da Casa de Repouso Lar Ideal. Isso se deve ao grande impacto positivo que a música é capaz de provocar nos idosos, sendo uma oficina terapêutica indicada para todas as idades. 

As oficinas de música são um ótimo exercício para a mente. Estimulam a criatividade, pois os alunos são motivados a usar a imaginação, improvisar e criar, sendo incentivados a sempre melhorarem e a memorizarem letras de canções. Isso traz muitos ganhos para as conservação e recuperação das faculdades cognitivas.

A música ainda é capaz de acessar memórias afetivas nos idosos, atuando contra o esquecimento. Várias canções podem ter embalado momentos importantes e especiais da vida dos alunos e eles podem trazer essas músicas para serem trabalhadas durantes as oficinas.

As aulas são extremamente agradáveis, sendo capazes de reduzir o estresse e  melhorar vários sintomas da depressão. O fato delas serem em grupo contribui ainda para o combate do isolamento social, muito comum na terceira idade.

Quando são ensinadas técnicas de canto e de voz nas oficinas de música, a respiração e a dicção são muito trabalhadas, trazendo melhoras para o sistema respiratório e para  qualquer dificuldade na fala que possa existir.

Nas oficinas também é trabalhado o ritmo e a expressão corporal com danças e outros movimentos. Isso ajuda muito idosos com problemas de equilíbrio e  mobilidade e também melhorando a orientação espacial  

Os profissionais responsáveis por ministrar as oficinas de música são preparados para trabalhar com o público da terceira idade, sabendo transmitir as lições e atividades com a delicadeza necessária. 

A musicalização na terceira idade é capaz de proporcionar uma vida mais plena e uma velhice mais saudável. Para saber mais sobre as oficinas de música, entre em contato com a Casa de Repouso Lar Ideal.

Assim como nossas outras atividades, as oficinas de músicas produzem efeitos terapêuticos nos alunos que as frequentam muito importantes para a terceira idade. Os principais objetivos específicos das aulas são:

  • Fazer com que os alunos explorem suas próprias identidades e emoções, aprendendo a usar suas vozes e imaginação; 
  • Despertar novas habilidades, potencialidades e talentos como a voz e o manuseio de instrumentos musicais e objetos do dia dia que produzem sons;  
  • Melhorar o humor através das atividades lúdicas;
  • Ocupar a mente dos idosos com atividades prazerosas que promovem o desenvolvimento pessoal;
  • Trabalhar a memória com a memorização de letras de músicas e manter o cérebro saudável; 
  • Permitir que os alunos se sintam realizados com seus avanços nas aulas, melhorando a autoestima e a satisfação pessoal;
  • Promover apresentações nas quais os alunos podem mostrar seus novos conhecimentos para familiares e amigos em forma de confraternização.
Entre em contato