A vida pede mais amor.

|| Como evitar quedas de idosos
Blog

Como evitar quedas de idosos

Como evitar quedas de idosos

25 jun

As quedas e tombos infelizmente são algo bem comum de se acontecer na terceira idade. É necessário evitar as quedas de idosos, pois nessa idade elas são bem mais perigosas do que para pessoas mais jovens. 

Os idosos possuem densidade óssea mais baixa, os ossos ficam mais frágeis e qualquer queda pode provocar fraturas graves.

Inclusive é bem comum que alguns idosos fiquem acamados depois de um tombo. Tudo que queremos então é evitar ao máximo as quedas e todos os problemas que elas podem acarretar.

Vamos então a algumas dicas sobre como evitar quedas de idosos. São coisas simples para se adotar no dia a dia, mas que podem fazer toda a diferença. Vamos a elas!

Exercícios físicos

Pode parecer contraditório indicar exercícios físicos para evitar a queda de idosos. Você pode estar imaginando que eles aumentam o risco de tombos durante a prática, mas na verdade eles são essenciais para que quedas aconteçam com muito menos frequência.

Muitas práticas podem fortalecer os músculos e favorecer o equilíbrio. Com isso é bem provável que o idoso se torne muito mais resistente e muito menos propenso a cair. 

O ideal é consultar um médico geriatra antes de iniciar qualquer atividade física e pedir para que ele indique a mais adequada. Mas algumas que são muito boas para serem praticada na terceira idade trazendo muitos benefícios são a yoga, hidroginástica, pilates, natação, tai chi chuan, etc. 

Calçados adequados

Uma das principais causas de quedas na terceira idade é o uso de calçados inapropriados. Sapatos de salto, muito largos, escorregadios, etc., são um prato cheio para acidentes.

Para evitar quedas de idosos, eles devem usar calçados adequados, com tiras ou outro tipo de objeto que firme bem o sapato ao pé para evitar com que ele saia ou escorregue.

Solas antiderrapantes também são bastante indicadas, pois elas diminuem o risco de escorregões. 

Remover obstáculos

Um dos principais causadores de quedas, principalmente em casa, são tapetes e panos. Os idosos podem não conseguir levantar tanto os pés ao dar um passo, ficando “presos” no tecido e caindo. 

Em casas com crianças ou animais de estimação, é comum que brinquedinhos fiquem espalhados pelo chão. Mas para evitar quedas dos idosos é bom deixar tudo guardado, pois eles podem tropeçar.

Essas foram as nossas dicas sobre como evitar quedas de idosos. Caso elas aconteçam, ligue imediatamente para o Samu (192) ou para os Bombeiros (193). É muito importante buscar socorro o mais rápido possível.

Para mais dicas sobre saúde e bem estar de idosos acompanhe o nosso blog. Até a próxima!

Entre em contato