A vida pede mais amor.

|| Cuidados com os idosos no frio
Blog

Cuidados com os idosos no frio

Cuidados com os idosos no frio

25 jun

O inverno em algumas parte do Brasil é caracterizado pela diminuição das temperaturas e pelo clima mais seco. Com isso, alguns cuidados com os idosos no frio precisam ser tomados. 

Muitos gostam, outros detestam o friozinho. Mas todos precisam ficar atentos a alguns hábitos visando que a saúde não seja prejudicada nesse período. Vamos conferir os principais!

Vacinação em dia

Idosos costumam sofrer muito mais com gripes e resfriados durante o inverno. Gripes mal curadas inclusive podem até se tornar pneumonia, trazendo muito mais complicações. 

Então um cuidado com os idosos no frio muito importante é manter a vacinação contra a gripe em dia. Procure seu médico para saber mais ou vá até o posto de saúde mais próximo para se proteger.

Hidratação por dentro e por fora

No inverno é comum que as pessoas, especialmente os idosos, não sintam tanta sede e acabem reduzindo bastante a quantidade de água que bebem durante o dia. Até mesmo para evitar de ir ao banheiro para urinar com frequência.

Mas esse é um péssimo hábito que pode levar a desidratação. Um cuidado com os idosos no frio é investir na hidratação bebendo ao menos dois litros de água por dia para manter o organismo funcionando normalmente.

Mas não é só isso. A pele também acaba sofrendo muito com o tempos mais seco. Para evitar e cuidar da pele no inverno, além da ingestão de líquidos, aplique creme hidratante após o banho e até mesmo óleos, como o de amêndoas. 

Alimentação

Essa é uma época para aproveitar comidas servidas bem quentinhas como caldos, sopas, chocolate quente, etc. Mas tudo precisa ser bem nutritivo e feito conforme a dieta recomendada e sem abusos.

Essas comidas, além de muito saborosas, ajudam a manter o corpo aquecido no frio. 

Os exercícios físicos não devem parar

Outra situação comum de acontecer no inverno é a prática de atividades físicas ser reduzida ou até mesmo cessada por completo. Mas isso não é uma boa ideia. O idoso deve continuar a se movimentar, mas com alguns cuidados a mais.

A hidroginástica continua sendo uma ótima atividade mesmo no frio, mas com as baixas temperaturas precisa ser praticada em piscinas aquecidas. 

Muitos idosos gostam de caminhar ou correr logo no início do dia. É melhor deixar para um pouco mais tarde, entre as 10h e às 16h, quando a temperatura já está um pouco mais alta e continuar com o uso de protetor solar.

E sempre que for sair para a prática de exercícios, o idoso deve estar bem agasalhado, até mesmo com gorros, toucas e luvas se for necessário. 

Banhos quentes

Uma outra dica de cuidado com os idosos no frio são os banhos quentes. A temperatura da água pode ajudar os idosos que sofrem com dores musculares e nas articulações causadas por doenças crônicas, como artrite e artrose, e aliviar sintomas da gripe e resfriados.

Além disso, os banhos quentes dilatam os vasos sanguíneos, o que faz com que a circulação sanguínea melhore e a oxigenação no corpo seja beneficiada. 

Essas foram as nossas principais dicas de cuidados com os idosos no frio. Esperamos que você tenha gostado!

Estamos sempre trazendo conteúdo sobre saúde e bem estar na terceira idade. Acompanhe o nosso blog para não perder nada!

Entre em contato