A vida pede mais amor.

|| O que levar em consideração ao escolher uma casa de repouso
Blog

O que levar em consideração ao escolher uma casa de repouso

O que levar em consideração ao escolher uma casa de repouso

25 jun

São muito os motivos que levam as famílias e os idosos a escolher uma casa de repouso. Mas os principais geralmente são a falta de estrutura da casa, que não está adaptada para as novas condições do idoso ou quando os familiares precisam trabalhar por longos períodos do dia.

Nesse segundo caso o idoso acaba ficando muito tempo sozinho e às vezes pode necessitar de cuidados mais próximos. Nos dois casos uma casa de repouso é a melhor opção.

Mas antes de tudo, é necessário estudar bastante qual será o lugar escolhido. Para te ajudar com isso esse post traz algumas dicas sobre o que você deve levar em consideração ao escolher uma casa de repouso. Vamos lá!

Regularização

Uma das principais considerações ao escolher uma casa de repouso é verificar se o lugar cumpre com todas as normas de regularização junto à prefeitura da cidade e  Vigilância Sanitária. 

Isso é importante, pois qualquer irregularidade pode significar que a casa não está apta a receber seu familiar e que a qualquer momento o local pode inclusive ser fechado. 

Atividades

Uma parte muito importante a ser considerada ao escolher uma casa de repouso são as atividade oferecida para os idosos. A única atividade que a casa conta é a TV? Essa não é a melhor escolha.

É muito importante que a terceira idade seja ativa. Portanto as casas de repouso precisam contar com atividades recreativas de lazer e recreação, pois essa será a nova casa do idoso. 

Precisa ser um lugar no qual ele possa se divertir. Isso é importante, pois a saudade da família e a mudança na rotina pode ser muito difícil para alguns idosos. Com boas experiências a adaptação é bem mais suave.

Os períodos e locais de descontração são essenciais para os idosos e as atividade físicas são muito importante para a saúde na terceira idade. 

Alimentação

Outro fato importante para ser observado é a alimentação. Certifique-se que o cardápio é elaborado por nutricionistas para que o idoso tenha sempre uma dieta rica em nutrientes.

A alimentação deve ser bastante variada e balanceada e a casa deve ser capaz de oferecer dietas restritivas e especiais, como é o caso das líquidas e pastosas. 

Casa adaptada

Certifique-se que todas as dependências da casa são adaptadas. Especialmente para idosos com alguma dificuldade de locomoção, como cadeirantes, por exemplo.

Os banheiros devem contar com barras de apoio e corredores e escadas devem ter corrimão para os idosos poderem se segurar, evitando o risco de quedas. 

Essas foram as nossas dicas sobre o que levar em consideração ao escolher uma casa de repouso para idosos. Caso você esteja fazendo essa pesquisa, agende uma visita a Casa de Repouso Lar Ideal. Você verá que contamos com todas essas facilidades.

E para mais dicas como essas, fique de olho no nosso blog. Até a próxima!

Entre em contato